quinta-feira, 24 de junho de 2010

Células-tronco curam cegueira

Notícia boa a gente tem que comemorar e espalhar:

G1, 23/06/2010:

Cientistas comprovam eficácia do transplante de células-tronco no olho
77% das pessoas com visão prejudicada por queimaduras se recuperaram. Tratamento usou células de olhos dos próprios pacientes.

Do G1, em São Paulo

Pesquisadores da Universidade de Modena, na Itália, comprovaram a eficácia do implante de células-tronco para tratar cegueira causada por queimaduras nos olhos.

Eles usaram a técnica em 112 pessoas que tinham o problema e conseguiram recuperar totalmente a visão de 82 (76,6,%) deles, enquanto em 14 (13,1%) a visão foi parcialmente restabelecida.

A técnica, já utilizada há mais de uma década, consiste em cultivar células-tronco do próprio paciente e colocá-las entre a córnea e a esclera (parte opaca do olho) em uma região chamada limbo. Como a maior parte dos pacientes tinha ferimentos em apenas um olho, as células puderam ser retiradas do outro.

O limbo é a fonte natural de células-tronco para a recuperação diária da córnea, mas elas costumam desaparecer em casos de queimadura, impedindo a regeneração do olho e causando cegueira parcial ou total.

Após o enxerto das células, a maior parte dos pacientes da Itália teve esperar entre 12 e 24 meses e passar por cirurgias na córnea para recuperá-la. A pesquisa, realizada com pacientes que passaram pelo procedimento entre 1998 e 2007, foi publicada no periódico científico “The New England Journal of Medicine”.

***

Saiba mais:

Análise: Stevens Rehen comenta receita segura para criar célula-tronco

3 comentários:

  1. Parabéns...sempre!
    Acompanho sua carreira, trabalhamos juntas na Bertha Lutz e tive o prazer de te conhecer de perto e tê-la como professora de meu filho.
    Tenho acompanhado a tua trajetória política e , sempre ,vc poderá contar com o meu apoio.
    Um grande e forte abraço, saudoso
    Tania Mello

    ResponderExcluir
  2. Querida Georgette Vidor,meu nome é MARCELO DE FREITAS OLIVEIRA sou Policial Militar do RJ, tenho dois filhos, um com 12 anos e um com 05 anos.
    O Lucas de 12 anos quando tinha 04 meses de idade sofreu uma cirurgia de catarata congênita,onde foi retirado a catarata junto com o cristalino do olho esquerdo,foram feitos vários procedimentos com lentes de contacto sem êxito, e com óculos também sem êxito.
    os médicos da época disseram que nada poderiam fazer pos não adiantaria, teria que esperar o olho dele parar de crecer para que foce feito um transplante de córnea, foi esperado o tempo com anciedade por mim, por minha esposa e pelo meu filho porque nós dizíamos a ele que quando ele completasse 11 anos o olho ia para de crecer e ele iria ganhar um olho novo, em outubro de 2009 completou o tempo e procuramos um especialista e o médico nos deu uma notícia bombástica, que o cérebro humano só desenvolve a visão até os 06 anos de idade e que de nada adiantaria o referido transplante de córnea pois a córnea do olho esquerdo dele está boa só não está desenvolvida e nem vai desenvolver ficará com 01% da visão deste olho pro resto de vida.

    Por esta razão solicito informações se o procedimento com células tronco seria viável no caso do meu filho.

    atenciosamente

    Marcelo de Freitas Oliveira
    e-mail: cbpm.mdefreitas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

    Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Att,
    Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir