quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Minha entrevista no Em Dia Com a Cidadania

Site Em Dia Com a Cidadania, 29/09/2010:

ENTREVISTA COM GEORGETTE VIDOR

Marcia de Almeida

Como a senhora pretende lutar para que, no estado do Rio de Janeiro, as leis que beneficiam as pessoas com deficiência sejam cumpridas?

GV-Principalmente através de campanhas de esclarecimento da população, que considero a maneira mais eficaz de acabar com o preconceito e a discriminação. Além disso, exigirei que o Executivo fiscalize e aplique as sanções cabíveis, coisa que ainda não acontece devidamente. Também procurarei melhorar a legislação, inclusive com o estabelecimento de multas mais pesadas para as infrações.

A senhora, eleita, vai fiscalizar as obras do Maracanã, por exemplo, para garantir que a acessibilidade vai estar ali presente?

GV-Acredito que a acessibilidade não será esquecida, mas, sem dúvida, fiscalizarei o Maracanã e todos os equipamentos esportivos que serão construídos ou recuperados para os grandes eventos esportivos que teremos a partir de 2011. Aliás, mesmo não sendo deputada já me preocupo com isso e, recentemente, visitei o CEFAN - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, que prestará atendimento aos atletas dos 5° Jogos Mundiais Militares, em 2011, e aos atletas das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, e constatei que ele está totalmente acessível, o que me deixou bastante tranquila.

O motorista e o cobrador dos poucos ônibus que têm acessibilidade a cadeirantes não sabem, em sua maioria, operar o mecanismo que leva as cadeiras para dentro do veículo. A senhora tem algum projeto de cursos de capacitação para isso, por exemplo?

GV-Fizemos este trabalho com as empresas de ônibus quando fui deputada e pretendo realizar novamente esta parceria para, além de simplesmente ensinar a operação dos equipamentos, orientá-los sobre como se comportar com as diferentes deficiências.

E quais são seus projetos para as pessoas com deficiência nos esportes?

GV-Quero estimular o governo do estado a criar espaços esportivos adequados para o alto rendimento paraolímpico, mas também escolinhas para toda e qualquer criança ou jovem com deficiência, para que possam praticar atividades físicas e esportes. Se nossos equipamentos forem adaptados ou acessíveis como no CEFAN, teremos apenas que montar as escolas de esportes e atividades físicas.

O que a senhora acha da afirmação do candidato Serra de que criará um Ministério da Pessoa com Deficiência Física?

GV-Em primeiro lugar, isto comprova a importância de ainda se fazer muita campanha de esclarecimento, pois apesar de José Serra ter realizado excelente trabalho pelas pessoas com deficiência como prefeito e como governador em São Paulo, ainda comete o equívoco de se referir a nós como deficientes físicos apenas, sem considerar as deficiências sensoriais e intelectuais. Chega a ser um absurdo tão grande quanto a proposta do ministério, que vai contra os nossos mais legítimos interesses de inclusão social, e entendo que o melhor seria fazer com que a Corde - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência voltasse a ter a relevância que já teve numa atuação interministerial e para o cumprimento das leis que já temos e formam a melhor legislação do segmento na América Latina e uma das melhores do mundo.

domingo, 26 de setembro de 2010

As vitórias da caminhada

Em primeiro plano, as crianças ginastas, que fizeram o maior sucesso. Logo atrás estão Andrezinho Carioca, eu, Daniele Hypólito, Ana Cláudia Monteiro e Andrei Bastos, seguidos pela galera mais animada dessas eleições.

Andrezinho, eu, Ana Cláudia e Andrei, marcando o ritmo da caminhada com nossas cadeiras de rodas.

Valeu! A caminhada que fizemos hoje, do final do Leblon ao Copacabana Palace, na Av. Atlântica, deixou todos os participantes muito felizes. O que mais impressionou foi a grande e autêntica animação do nosso grupo, especialmente a das crianças ginastas que faziam evoluções na frente do desfile, que fez até com que todos os outros grupos de campanhas políticas nos dessem passagem. Foi demais! As outras vitórias foram a excelente receptividade das pessoas, muitas se manifestando a favor com entusiasmo, a integração da nossa galera, que veio de Três Rios, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Sapucaia, Santa Cruz, Campo Grande, Cordeiro, Macuco e Duque de Caxias, e, mais importante, o atendimento de São Pedro às nossas preces pedindo para não chover.

sábado, 25 de setembro de 2010

Caminhada para a vitória!


AMANHÃ, DIA 26, ÀS 9H, MINHA CAMPANHA PARA DEPUTADA ESTADUAL FARÁ A CAMINHADA RUMO À VITÓRIA. ENCONTRO NO FINAL DO LEBLON E SAÍDA EM DIREÇÃO AO LEME ÀS 9H30M. VAMOS TODOS, COM CAMISETAS VERMELHAS OU AMARELAS!

Dia do Surdo

Site da Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos:

Dia do Surdo
26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

(Saiba mais)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Força, Diego

O Globo Online, Ancelmo.com, 22/09/2010:

FORÇA, DIEGO

No estaleiro

Diego Hypolito, nosso grande ginasta, terá mesmo que operar o pé esquerdo.

A cirurgia deverá acontecer nos próximos dias, e o atleta ficará afastado quatro meses dos treinamentos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

24 horas para a Ficha Limpa!

24 horas para a Ficha Limpa!

Olá,

A Ficha Limpa está em perigo, políticos corruptos poderão ser liberados nas eleições. Eu acabei de assinar uma petição urgente ao Supremo Tribunal Federal pedindo para eles validarem a Ficha Limpa para outubro, participe também.

Assine a petição urgente, ela será entregue para o Presidente do STF e a mídia:

http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/98.php?CLICK_TF_TRACK

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Domingo de passeatas

Primeiro em Copacabana, na passeata da Superação, e depois no Leblon, na caminhada pró-Serra. Ainda bem que o sol estava fraco e não queimou a nossa cara, que falta pouco pra ser pintada!

Hoje estarei em Sapucaia e, depois do almoço, em Três Rios. Na terça-feira vamos a Madureira, que me recebeu muito bem.

sábado, 18 de setembro de 2010

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O INSTITUTO NOVO SER - INS, em parceria com o MOVIMENTO SUPERAÇÃO, mais uma vez apresenta o SUPERAÇÃO RIO, evento em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Este ano será realizado no dia 19 de setembro (amanhã), na orla de Copacabana, das 9h às 12h.

Programação:

8h30m - Concentração no Posto 5
10h - Saída do trio elétrico
12h - Chegada no Posto 2
(Em frente à Rua Rodolfo Dantas - Fim da área de lazer)

Atrações:

Apresentações artísticas e musicais, atletas olímpicos e para-olímpicos celebrando a diversidade.

Clique aqui para mais informações.

Olha Cachoeiras aí, minha gente!


Ontem, dia 17, fiz panfletagem em Cachoeiras de Macacu e, na foto, eu e o vereador Marcelo Pinto, agachado ao meu lado, confraternizamos com o pessoal da cidade.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Serra encontra pessoas com deficiência

Amanhã, dia 18, às 14h, Serra encontra pessoas com deficiência, familiares, entidades e profissionais da área na Av. das Américas, 9650, Barra da Tijuca (Espaço Ribalta, 2432-6000).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Universidade Estácio de Sá


Hoje meu dia começou muito bem, com uma palestra para alunos dos últimos períodos de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, na Barra. Falei sobre os projetos esportivos da ONG Qualivida, de inclusão social pelo esporte, e a turma reagiu positivamente, com o entusiasmo próprio dos jovens. Em primeiro plano na foto, estou com o professor Célio Cordeiro Filho e a universitária Mayara Azevedo, que me convidou.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sábado animado



No último sábado, dia 11, dei meu presente para a aniversariante Daniele Hypólito, que gostou muito do que ganhou, e assisti ao treino das meninas da A!Body Tech, da Qualivida e dos Polos de Três Rios, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Gerdau no Flamengo, em prepação para os campeonatos estaduais e nacionais. Tudo isso e mais a panfletagem na Lagoa fizeram a animação do meu sábado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salve a Marinha do Brasil!



Fui convidada para a inauguração, hoje, dia 10 de setembro, do Departamento de Reabilitação Físico-funcional Desportivo do Cefan - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha do Brasil. O complexo, construído para o atendimento de alto nível aos atletas que se preparam para os 5° Jogos Mundiais Militares - Rio 2011, é o maior e melhor da América Latina e também estará à disposição dos atletas olímpicos e paraolímpicos dos Jogos Rio-2016, claro. Fiquei fascinada com a qualidade dos equipamentos, aparelhos e instalações na Avenida Brasil, certa de que, ao menos neste aspecto, nosso Rio de Janeiro já é primeiríssimo mundo!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Três Rios e Sapucaia sempre!

Comigo e com Diego Hypólito, olha aí o galerão de Três Rios!

E, comigo, olha aí a galerinha de Três Rios!

E aqui é a exposição do projeto de ginástica em Três Rios, que tem a professora Juliana Fajardo!

E aqui temos as muitas medalhas conquistadas pelas ginastas de Três Rios!

E, sempre a postos, aqui temos a turma de Sapucaia!

Apesar das dificuldades surgidas para realizarmos a melhor campanha possível, assim como todas as pessoas com deficiência, que enfrentam o preconceito e a discriminação, eu e minha equipe não recuaremos diante dos obstáculos colocados em nosso caminho e, como no último dia 2, voltaremos a Três Rios e Sapucaia sempre!